A escolha dos materiais do banheiro…

Olá :)!
Eu tinha que ter escrevido essa jornada antes, masss antes tarde do que nunca…

Nós demoramos pra decidir as coisas, a unica certeza que tinhamos é que o revestimento das paredes seria branco e que a pia seria uma cuba de apoio.

Primeiro pesquisamos o marmore / granito / pedras artificiais e até porcelanato pra bancada e optamos pelo mais barato que seria o marmore travertino. Partindo disso escolhemos piso e os detalhes de pastilhas que combinariam com ela.

Eu fiz um dezenho mas já vou dizendo que mudei na hora de fazer o local do detalhe por causa que se fize-se como ele teria muitos recortes no revestimento da parede ai fiquei com medo de não ficar bonito.

image

Mas tá ai o desenho e já dá pra ter idéia de como vai ficar a pia.

Pesquisamos as louças, os pisos e revestimentos na telha norte, na c&c e na leroy.

A Cuba e a bacia estavam mais em conta na c&c e foi lá que compramos.
A bacia é a monte carlo da Deca e a cuba é a cuba de apoio redonda 350 também da Deca.

Os pisos e revestimentos compramos na leroy merlim não necessariamente pelo preço mas por que foram os que mais gostamos.

O revestimento é o stily branco retificado 51×31, mas por quê e o que é retificado? Os revestimentos retificados são aqueles que são retos nas extremidades e podem ter a junta de dilatação menor, mas o que é junta de dilatação? A grosso modo de dizer é o vão onde vai o rejunte, as ceramicas de revestimento dilatam de acordo com a temperatura e por isso tem esse vão entre as peças.

As pastilhas de vidro com mosaico craquelado, essas deram trabalho pq elas pareciam quebradas e algumas estavam quebradas mesmo, escolhemos muito e mesmo assim no final  algumas quebradas ficaram pois só deu pra notar depois do rejunte.

O piso, há o piso…
Queriamos porcelanato polido, já tinhamos porcelanato polido no banheiro mas estava desnivelado e com o rejunte proximo a parede muito grosso e torto, a foto a seguir é da cozinha o do banheiro estava pior que isso…

image

Coisas que se lê e se ouve sobre o porcelanato polido são que escorrega muito, que arranha, que o melhor é o acetinado e por ai vai…
como eu já tinha no meu banheiro a uns 7 anos, vou dizer que sim escorrega, mas eu nunca cai, tomo banho de chinelos e pra minha filha uso EVA, ela já escorregou e aprendeu a tomar cuidado. Eu sou fã de carterinha do polido simplesmente porque pra mim é mais fácil de limpar, quanto a arranhar, seja polido seja acetinado seja rústico qualquer um arranha, mas não tem nenhum arranhão totalmente aparente nos meus polidos e olha que já derrubei muita coisa pesada no chão.
Ser fácil de limpar é o que mais importa pra mim, pq tapetinho antiderrapante pode encardir muito mas é mais barato de substituir.
Agora o tamanho, nos apaixonamos pela cor desse de 120cm x 060cm e não teve nenhum de menor formato que brilhasse tanto aos nossos olhos.
Ele foi caro cerca de R$154,00 o metro quadrado e como meu banheiro tinha só 3m2 mas se vc não sabe todo revestimento deve se comprar a mais por se acontecer de quebrar na hora de cortar etc… vc tem uma sobra do mesmo lote por que a cor pode variar em lotes diferentes, ficou salgado mas parcelar faz parte…

image

Ai começou a torceção de nariz… pq alguns azulegistas não gostam de grandes formatos e ficam, pq não dá, pq em espaço pequeno é ruim e bla bla bla. Eu quase voltei na loja e troquei, mas o Adriano bateu o pé e disse eu gostei desse e vou por esse.
O Silvanio foi informado que seria grande e não fez cara feia. ( fizemos orçamento com 4 azulegistas o escolhido não foi o mais barato e nem o mais caro, foi o que tinha agenda pra mais perto e foi bem recomendado)
Pra ajudar na colocação comprei uma ventosa tripla que ajudou muito na hora de assentar e sem ela o serviço seria impossível por que o banheiro tem 1,20 de largura e a peça era pesada e com também com 1.20,  ficaria muito difícil de segura-la pelas bordas.

image

Também alugamos uma cortadora de porcelanato de grandes formatos na SODIMAC pagamos só uma diaria e foi apenas R$25,00.

image

A caída pro ralo é praticamente nula, quase zero o mais proximo do reto possível, eu acredito que o importante é a água não fugir do ralo, pois pra ir nele é só puxar ;).
A vantagem no piso do tamanho do banheiro é quase nada de rejunte pra limpar, donas de casa como eu vão entender meu raciocínio, rss, e que quanto maior o piso e mais claro maior parece que o ambiente é.
O proprio Silvanio (azulegista) olhou depois que colocou o revestimento disse: Nossa parece que tá maior agora! E realmente parece maior porem tecnicamente  está menor, por que o revestimento é mais grosso que o antigo então temos quase 1cm a menos.

E por fim os rejuntamentos, eu optei pelo acrílico da fortaleza, mas atenção ao comprar rejunte pq a vendedora me vendeu um que estava escrito na embalagem em letras pequenas que não poderia ser usado em área que tiver contato constante com água. 😯 então eu troquei.
O melhor mesmo é o epoxi, mas ele é difícil de trabalhar e seca muito rápido e fiquei com medo do azulegista não saber aplicar, pq o outro azulegista que fez o piso antigo que eu tinha fez uma meleca com o epoxi por isso eu optei pelo acrílico desta vez. Espero que seja tão fácil de limpar como o epoxi.

image

E é isso ai, hoje a marmoaria veio medir e daqui 12 dias eles entregam a bancada e os baguetes da porta ai eu atualizo, e indico se for o caso.

Beijos 😗😗😗
Sintam se em casa!

Kezia Cristina

Deixe um comentário

